quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tem água aí?


Muitos pesquisadores diziam que a água seria no século 21 o “petróleo do futuro”, porém, o cuidado que o Homem vem demonstrando pelas fontes e reservas de água potável não parece tornar a água, atualmente, um tesouro para a humanidade.

Enquanto a água vale mais que dinheiro em um país que ainda está sendo destruído por terremotos, o Haiti, em outras partes do mundo, nas quais o Brasil infelizmente está incluído, esta mesma água está sendo desperdiçada. Atitudes e comportamentos que vão do desperdício à poluição, resultam numa relação desigual entre natureza e seres humanos, assim as reservas de água estão diminuindo, enquanto a demanda cresce de forma dramática e em um ritmo insustentável (UOL – educação).

A manutenção da água no planeta é feita por um ciclo natural, que é responsável por sua renovação, mas a água é SIM um recurso FINITO, ao contrário do que muitas pessoas desinformadas acham, ou seja, tem um fim. Por isso a preocupação com seu consumo consciente.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia (SABESP). Desperdício dos nossos recursos naturais, dinheiro e falta de consciência.

Referindo-se aos milhões de dólares que vem sendo gasto pelo governo para recuperar partes do rio Tietê, o ecólogo José Galízia Tundisi disse: “Conservar é mais barato do que recuperar.” (H2Foz).

Preservar todas as fontes de água (3% somente são de água potável) com atitudes conscientes é a forma mais eficaz de conservação. Por isso, saiba economizar (veja link: dicas – SABESP), pratique a reciclagem em sua casa (veja link: “Você gosta do seu lixo?”), não jogue lixo nas ruas, enfim, utilize o bom-senso.


Fontes: SABESP (http://www.sabesp.com.br/)
UOL-educação (http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u80.jhtm)
H2Foz (http://h2foz.com.br/modules/noticias/article.php?storyid=3360)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente acima do desperdício esta a desinformação. Como você mesmo falou, no seu artigo, muitos nem tem noção sobre a quantidade de água à disposição do ser humano e como este recurso está se acabando...é uma pena que a mídia se interesse tanto com a vida dos outros e não divulgue, em horário nobre, tipo novela das 8H da globo (rsrsrsr) as necessidades de economizar. A ênfase somente é dada quando a ¨água podre chega na bunda¨, quando chegamos até à necessidade de racionar o consumo...ai sim fala-se muito, mas quando a coisa regulariza é comum vermos pessoas fazendo da mangueira vassoura de jato de água para lavar a calçada de suas casas....QUE VERGONHA, fico revoltada

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o artigo!
    Acredito que essa situação seja realmente muito preocupante nos dias de hoje, porém, quando o ser humando se conscientizar talvez seja tarde demais.

    O que me deixa esperançosa, mudando um pouco de assunto, é que talvez as pessoas tenha uma certa tendência em MUDAR, e dentro desse MUDAR esta a mudança de hábitos. Como por exemplo: hoje quem não recicla lixo é "demode", fora de moda, e antes, era completamente ao contrário.

    Espero que ocorra algo parecido com a preservação da água e de todos os seres que dela necessitam.

    Parábéns mais uma vez meu docinho!
    Me mande sempre no email as novidades do blog no meu email . . . sempre que der dou uma passadinha ;)

    Beijão!
    Tico

    ResponderExcluir
  4. São pessoas assim, conscientes, que o mundo está precisando. Pessoas que falam e agem, pessoas que ouvem e passam adiante. Pessoas que olham e sentem-se motivadas a mudar.

    Obrigada por fazerem parte da minha vida! Tenho orgulho de vocês, principalmente por serem diferentes, não fazerem parte de toda essa passividade que anda solta por aí.

    ResponderExcluir