quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Chico e Boneca - Adelino da Silveira




Chico Xavier tinha uma cachorra de nome Boneca, que sempre esperava por ele, fazendo grande festa ao avistá-lo. Pulava em seu colo, lambia-lhe o rosto como se o beijasse.

O Chico então dizia:
- Ah Boneca, estou com muitas pulgas !!!!

Imediatamente ela começava a coçar o peito dele com o focinho.
Boneca morreu velha e doente. Chico sentiu muito a sua partida.

Envolveu-a no mais belo xale que ganhara e enterrou-a no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas.

Um casal de amigos, que a tudo assistiu, na primeira visita de Chico a São Paulo, ofertou-lhe uma cachorrinha idêntica à sua saudosa Boneca.

A filhotinha, muito nova ainda, estava envolta num cobertor, e os presentes a pegavam no colo, sem contudo desalinhá-la de sua manta.

A cachorrinha recebia afagos de cada um.

A conversa corria quando Chico entrou na sala e alguém colocou em seus braços a pequena cachorra. Ela, sentindo-se no colo de Chico, começou a se agitar e a lambê-lo.

- Ah Boneca, estou cheio de pulgas!!! Disse Chico.

A filhotinha começou então a caçar-lhe as pulgas, e parte dos presentes, que conheceram a Boneca, exclamaram:
- Chico, a Boneca está aqui, é a Boneca, Chico!!

Emocionados perguntamos como isso poderia acontecer.
Chico respondeu:
- Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta. É, Boneca está aqui, sim, e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis.

Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar.Por isso, quem maltrata um animal vai contra as leis de Deus, porque Suas leis são as leis da preservação da natureza.

E, com certeza, quem chuta ou maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar.

O papel se inverte por muitas e muitas vezes: quantas vezes os outros animais nos ajudam no progresso espiritual? Quantas e quantas vezes nos dão exemplos de amor e caridade?

Que possamos nos espelhar nos animais que nos auxiliam sem cobrar nada por isso, sem a consciência que suas atitudes nos auxiliam a ver a vida com mais leveza.

Que saibamos lidar com os animais de maneira responsável, o que inclui o ser humano. Todos somos espíritos em evolução, independentemente do estágio.

Cada um tem uma missão, isto acontece com os outros animais também, tudo deve ter um início e um fim na vida que conhecemos como encarnados!

Sentir saudades daquele que foi nosso compaheiro fiel... é natural, entristecer-se... é natural, chorar... é natural; pensar no quão importante e bom foi tê-lo ao nosso lado, enquanto isto foi possível, e saber que a vida continua, o laço afetivo permanece, o amor se eterniza... é espiritual e sábio. É muito mais do que a aceitação, é a confirmação do amor que une todos os seres vivos e permanece vivo dentro de cada um.

9 comentários:

  1. Olá.

    Excelente artigo. Derramei algumas lágrimas, lembrando dos meus animais de estimação que já se foram. Adoro animais e não sei conviver sem eles em minha vida. A muito tempo tenho procurado artigos em relação aos animais. Se eles tem ou não alma? Se vou reencontrá-los também depois desta reencarnação. Esta mensagem me deu esperança e ainda choro por dentro. Fiquei emocionada. Mas nosso querido Chico Xavier só tem nos dado exemplos e lições lindas para seguirmos.

    Visite meu blog se puder. Ficaria agradecida.

    Um grande abraço,

    Déia Reis
    Núcleo de Idéias espíritas
    http://nucleodeideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia esta história, é muito emocionante.
    Chico é um espirito muito evoluido. Viveu o amor em sua plenitude.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida Déia e Jeanne, como vão?!

    É um prazer imenso em compartilhar com vocês sobre do Espiritismo!

    O texto "Chico e Boneca", vemos a imensa importância de "dar exemplo" e Chico Xavier, como um espírito de luz, tentou ensinar-nos o caminho do amor, da cariedade, da fé, da imortalidade do espírito.

    Segundo o Livro dos Espíritos (LE), todos os animais têm alma, o que inclui o ser humano. Todos nós pertencemos ao Reino Animal, a única diferença é a consciência humana.

    O LE diz que: “(...)O homem é um ser à parte, que desce às vezes muito abaixo ou que pode elevar- se muito alto. No físico, o homem é como os animais e menos bem provido que muitos dentre eles...”

    Ainda, na questão número 600, sobre o que acontece com a alma do animal quando sobrevive ao corpo físico, diz-se que: “Fica numa espécie de erraticidade, pois não está unida a um corpo. Mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. É a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito. O Espírito do animal é classificado após a morte, pelos Espíritos incumbidos disso, e utilizado quase imediatamente: não dispõe de tempo para se pôr em relação com outras criaturas.”

    A evolução espiritual acontece para todos os seres vivos.

    Não sabemos se estaremos, no mundo espiritual ou em vidas futuras, com aqueles que nos foram próximos nesta vida, mas devemos ter a consciência de aproveitar os momentos que nos foram concedidos com aqueles que amamos e sempre amaremos.

    Grande abraço!!!

    Espero sempre compartilharmos de assuntos como este!
    Fernanda
    Janela Espírita

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda.

    Muito obrigada por mais uma lição a qual venho buscando respostas e agradeço também pela visita a meu blog.

    Estou iniciando no Espiritismo e ainda preciso ler muitos livros para entender melhor essa Doutrina maravilhosa. Comecei com o Evangelho, que leio aos poucos e estou devorando os romances espíritas, que sempre têm mensagens de vida para nos servir como exemplo. O espírito Joanna de Ângelis, além de ter várias encarnações de grande luta em prol do bem e luz, tem mensagens muito educativas e simples de entendimento.

    Espero também sinceramente que possamos continuar a partilhar nossas vivências espiritualistas. Preciso aprender mais.

    Obrigada pela atenção.

    Um grande abraço,

    Déia Reis

    ResponderExcluir
  5. Olá Déia! A ideia é esta mesmo: compreender, estudar, divulgar o Espiritismo! Posso dizer que todos nós somos iniciantes nesta Doutrina, pois ela não está ligada a dogmas, conceitos imutáveis, ela é dinâmica, dizemos que é muito mais do que uma religião, é um conc-eito de vida. Sugiro este artigo http://janelaespirita.blogspot.com/2010/09/ser-espirita-uma-filosofia-de-vida.html (fala sobre a filosofia espírita).

    Como a ciência, por exemplo, evolui e descobre novas curas, as ideias e conceitos que hoje temos em relação ao Espiritismo podem evoluir.

    O estudo é contínuo, e fico muito feliz por estarmos nos aprimorando, conversando, trocando experiências, lendo a codificação, livros com mensagens importantes e verdadeiras.

    Grande abraço!!

    Bom tê-la no grupo Janela Espírita!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fernanda, agradeço o comentário que você deixou em meu blog. Estou em um momento muito complicado comigo mesma, eu quero recomeçar, mas parece que alguma coisa não deixa, acho que falta um pouco de firmeza na decisão. Hoje, em meio á muitas lágrimas, não pude deixar de sentir uma presença especial a me auxiliar... Muito obrigada por suas palavras, vc me deu inspiração... Espero que troquemos experiências sobre o espiritismo e a vida!!!
    Lendo seu post, lembro de meu cãozinho que tem sido tão especial na minha vida, dedicando todo seu amor e carinho, e eu o amo muuuito!!!
    Abraços grande! Estou te seguindo e colocarei um link do seu blog no meu!

    ResponderExcluir
  7. Olá Cely!! Ficamos muito felizes em tê-la conosco!

    Muito bom você ter sentido esta presença, com certeza é um espírito de luz te ajudando a tomar as decisões corretas.

    Obrigada por compartilhar conosco sobre a vida, que é a nossa tentativa de praticar o Espiritismo.

    Grande abraço!!!
    Fernanda
    Janela Espírita

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida (o) amiga (o)! Minha mãe adora esta estória da cachorrinha do Chico. Sempre quis saber mais sobre os animais na espiritualidade. Obrigada por sua visita ao meu blog. Desculpe a minha ausência. Ando enrolada com alguns trabalhos na faculdade e a correria do dia-a-dia, mas mesmo assim obrigada por sua visita e seus comentários. Volte sempre e continue com este blog maravilhoso cheio de mensagens edificantes. Abçs, Carla.

    ResponderExcluir
  9. Olá Carla! É um prazer imenso tê-la compartilhando do Espiritismo!! Ficamos muito felizes!!

    Estaremos unidos para estudar, compreender e divulgar todos os assuntos de interesse!!

    Obrigada!
    Grande Abraço,
    Fernanda
    Janela Espírita

    ResponderExcluir