quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conversando sobre o Espiritismo


Sabe-se que o Espiritismo é constituido por 3 vertentes: ciência, filosofia e religião.

Um dos significados da palavra religião é: doutrina ou crença religiosa. Por sua vez doutrina é o ato de instruir alguém aos princípios de determinada ideia.

Algumas religiões impõem certas verdades absolutas, as quais denominam-se dogmas (pontos fundamentais e indiscutíveis de uma crença religiosa).

É muito válido lembrar que o Espiritismo não tem nenhum tipo de imposição, pelo contrário, Allan Kardec certa vez em seus estudos fez vasta revisão de literarura, em que disponibilizara tanto bibliografias a favor quanto contra o Espiritismo, impulsionando-nos ao questionamento e, desta maneira, ao estudo profundo da Doutrina Espírita.

Allan Kardec foi o codificador desta Doutrina. O conhecimento do  Espiritismo inicia-se antes de Kardec (Sócrates, Platão, Emanuel Swedenborg, entre outros) e vai muito além dele (Chico Xavier e tantos outros médiuns que se tem conhecimento), se assim não fosse, os princípios de evolução seriam ilógicos, isto é, a partir do momento que a Humanidade está preparada intelectual e moralmente, o plano espiritual autoriza a descoberta de novos acontecimentos e novas verdades. Insensato seria se toda a Doutrina Espírita fosse revelada em apenas um momento da História.

Severino Antônio no "Diálogo Com Allan Kardec e Chico Xavier", apresenta uma visão muito clara do diálogo entre o Espiritismo e a razão. Evidenciando os vastos horizontes (o ser humano desconhece) que o Espiritismo alcança naquelas 3 vertentes. O diálogo é possível, porém o limite da inteligência moral e intelectual, científica e religiosa, do Homem impossibilita o entendimento completo de diversos aspectos, relembrando que a Humanidade tem acesso aquilo que está preparada para conhecer:

"Na concepção de Kardec, é possível e necessário o diálogo com a razão, e o diálogo com a ciência. Esse diálogo cria horizontes novos para a religião, para a filosofia, para a ciência, reconhecendo limites e possibilidades. A experiência de religiosidade não se reduz a lógica, mas não é necessariamente ilógica ou anti-racional. É possível uma razão criadora, capaz de dialogar com os mistérios, com as transcendências, com os "Outros" da inteligência lógica."


4 comentários:

  1. "Insensato seria se toda a Doutrina Espírita fosse revelada em apenas um momento da História."


    Acho que mesmo para um leigo - como eu,rs- essa afirmação por sí só, já bastaria para COMEÇAR a ver o espiritismo sob uma ótica diferente!

    Tenho questionamentos,mas confesso que também tenho receios em saber suas respostas!

    A grande verdade, é que a paz desse espírito, a gente só busca se acreditar muito!
    E nisso, eu sou boa! rs


    Agradeço à atenção em vir ao meu blog!
    Já estou seguindo voc~es porque sim, sou uma aprendiz com sede de conhecimento acerca do espititismo!

    =D


    Bjinhos!!

    Lívia Gomes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lívia!!

    Quando nos abrimos para o Espiritismo, as respostas são as melhores possíveis!

    Tenho certeza de que pessoas como você, que tem vontade em saber e aprender, só extrairão o melhor e, eu acredito, que a Doutrina Espírita tem o melhor a nos oferecer sempre; nada é imposto de maneira alguma, nada impõe medo ou algum sentimento similar, abrem-se novas boas ideias e bons questionamentos, tudo muito saudável e natural! Assim, estudamos e compreendemos de verdade o que é Espiritismo, nos limites da nossa inteligência moral e intelectual!

    É muito bom compartilhar bons pensamentos e ensinamentos!!

    Grande abraço,
    Fernanda
    Janela Espírita

    ResponderExcluir
  3. A doutrina Espirita me atrai, me instiga a novas buscas, como se o tempo todo eu tivesse algo para questionar. Sou leiga nesse asunto, mas estou disposta a conhecer melhor, assim vou continuar presente no seu blog, buscando a fundo mais conhecimentos sobre esse religião. Adoro livros espiritas, romances e outros, e o livro que mais me encantou foi Violetas na Janela.
    Possuo grandes dúvidas em questão a essa doutrina, por isso estou disposta a aprender sempre mais.


    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá Lorraine! Que prazer tê-la para compartilhar do Espiritismo!

    Falamos que a Doutrina Espírita proporciona exatamente este questionamento que você cita, as perguntas são tantas, mas ao mesmo tempo aquela proporciona o estudo que conforta, que anima, pois segue uma linha de fatos que se ligam que fazem sentido!

    Posso falar que todos somos eternos estudantes, mas o que convém é o que levamos dentro de nós, a consciência, esta que nos instiga a procurar o caminho certo e fazer o bem sempre.

    O livro Violetas na Janela é lindíssimo e revela-nos grandes ensinamentos da doutrina.

    Mais uma vez ficamos muito felizes em tê-la para compartilhar, desta forma, crescemos, estudamos, aprendemos. Juntos fazemos melhor!!

    Grande Abraço!!
    Fernanda
    Janela Espírita

    ResponderExcluir