domingo, 7 de novembro de 2010

O Devotamento e a Abnegação


Vinde a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei.Tomai meu jugo sobre vós, e aprendei de mim que sou brando e humilde de coração, e encontrarei o repouso de vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve (São Mateus, cap. XI, v. 28, 29 e 30).

“...Entretanto, Jesus coloca uma condição à sua assistência e à felicidade que promete aos aflitos; essa condição está na lei que ensina; seu jugo é a observação dessa lei; mas esse jugo é leve e essa lei é suave, uma vez que impõem por dever o amor e a caridade.”

“...Que a impiedade, a mentira, o erro, a incredulidade, sejam estipardos de vossas almas doloridas; são esses os monstros que se saciam de vosso sangue mais puro, e que vos ferem quase sempre mortalmente. Que no futuro, humildes e submissos ao Criador, pratiqueis sua divina lei. Amai e orai...”

“...O devotamento e a abnegação são uma prece contínua, e encerram um ensinamento profundo; a sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os espíritos sofredores compreender essa verdade, ao invés de reclamar contra as dores, os sofrimentos morais que são, neste mundo, o vosso quinhão. Tomai, fortes, porque elas resumem todos os deveres que vos impõem a caridade e a humildade. O sentimento do dever cumprido vos dará o repouso do Espírito e a resignação. O coração bate melhor, a alma se asserena e o corpo não tem mais desfalecimento, porque o corpo sofre tanto mais quanto o espírito está mais profundamente atingido."

“Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo...”


Mensagem de Bezerra de Menezes: Devotamento e Abnegação


Trechos retirados do Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec, Allan. O Cristo Consolador. Ed. IDE, edição 365º,cap. VI, pp. 73-76, 2009.

2 comentários:

  1. Concordo. Acredito que esses preceitos são primordiais para oentendimento e crescimento da alma humana. Li também seu comentário deixado em meu blog.E foram boas e sábias as suas palavras.
    Quanto aos nossos irmãos animais, seria muito triste se Deus os criasse e não reservasse para eles um lugar no "paraíso". Não consigo vislumbrar a existência de um mundo perfeito sem essas criaturas tão queridas. Tenho duas cadelas que amo de paixão, mas também,amo os animais de rua!

    ResponderExcluir
  2. Como o Evangelho Segundo o Espiritismo nos traz: “...O devotamento e a abnegação são uma prece contínua, e encerram um ensinamento profundo; a sabedoria humana reside nessas duas palavras.

    Partindo do princípio que Deus é justo e ama todos sem distinção, seria ilógico pensar que os animais são diferentes dos seres humanos.

    Grande abraço Estrela!!
    Fernanda
    Janela Espírita

    ResponderExcluir