sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal


É chegado o momento de celebrarmos o Natal de Jesus Cristo.
Nesta data somos convidados, mediante variadas mensagens, a refletirmos.
Mensagens de paz, de fraternidade e de esperança são anunciadas à Humanidade decorrentes do natal de Jesus.
São temas cruciais para todos. Obter paz é um anseio de todos os que vivem neste mundo cheio de conflitos entre os povos, entre os indivíduos e com nós mesmos. Carregamos em nós o embrião de que um dia a paz se concretizará, e isso é a esperança.
Nesta mensagem convidamos a refletir:
O mundo somos nós que fazemos. Nossas ações têm reflexos em nós mesmos e naqueles com quem convivemos, com quem travamos nossa vida diária, seja de parentela ou não. Um simples sorriso ou um aperto de mão pode ter um efeito surpreendente e construtivo. Da mesma forma, uma palavra áspera ou uma ação impulsiva pode destruir destinos ou trazer conseqüências tristes e difíceis.
Nossas vidas estão interligadas, queiramos ou não, gostemos ou não.
É neste mundo que Jesus nasceu. Veio com uma mensagem de amor, uma proposta de renovação e nos mostrou o caminho ao Pai. “Eis que faço novas todas as coisas”.
Nessa frase de Jesus podemos perceber que se pode mudar, transformar, reformar ou renovar mediante a sua proposta, ou seja, o seu Evangelho. O reino de Deus se faz dentro de nós mesmos quando, e somente quando, desejamos com coração e espírito mudar nós mesmos.
Paulo de Tarso frisa bem em suas cartas sobre a necessidade da metanóia. Palavra de origem grega que quer dizer arrependimento, conversão – tanto intelectual quanto espiritual; mudança de direção e de mente; mudança de atitudes, de temperamentos; ter o caráter trabalhado e evoluído. Trabalhar o caráter e evoluir exige atitude. Ninguém está afirmando que é fácil. Viver num mundo de provas e expiação nos traz inúmeras dificuldades e sobrecargas, mas há alegria também.
Sim, principalmente quando conseguimos superar nossas falhas, corrigir erros, reatar relacionamentos, perdoar e ficar abertos a reconciliação. A alegria de quando algo de ruim é convertido, transformado em algo maravilhoso em nós mesmos decorrente da ação das palavras de Jesus em nosso íntimo. Nada é forçado. Nada é imposto.
Que neste Natal possamos refletir sobre a nossa própria metanóia, sobre a nossa própria reforma íntima. Sobre o real efeito das palavras e da vida de Jesus em nós mesmos.
É a partir de nosso íntimo que poderemos chegar ao infinito.
Um Natal feliz e abençoado a todos.

Paulo Fernando J. Souza



3 comentários:

  1. Muito propícia esta mensagem.Passei por uma experiência este ano de rebeldia. Deixei-me melindrar por umas palavras que ouví na casa de oração , onde me senti magoada. Então fiquei 10 meses sem querer participar dos trabalhos, . No entanto meditava muito acerca DA MINHA REFORMA INTIMA. até que Deus me ajudou e agora em dezembro retornei aos trabalhos, porque tenho consciência de necessidade de aproveitar as oportunidades de evolução.

    Paz e luz
    zorilda

    ResponderExcluir
  2. "Viver num mundo de provas e expiação nos traz inúmeras dificuldades e sobrecargas, mas há alegria também.
    Sim, principalmente quando conseguimos superar nossas falhas, corrigir erros, reatar relacionamentos, perdoar e ficar abertos a reconciliação. A alegria de quando algo de ruim é convertido, transformado em algo maravilhoso em nós mesmos decorrente da ação das palavras de Jesus em nosso íntimo. Nada é forçado. Nada é imposto. "


    Acredita nisso e em nós mesmos, já é por si só, suficiente para recomeçar com toda a certeza de que TUDO está aí para nos favorecer. Só saber trilhar o caminho certo!

    Que 2011 seja O caminho!

    ;D

    Grande abraço,

    Lívia Gomes.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por palavras tao belas!
    Feliz Natal!
    Abracos com carinho,

    ResponderExcluir