quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A responsabilidade de ser espírita



Certo dia conversava com uma amiga sobre ser espírita e a responsabilidade que isto acarreta em nossas vidas. Dedico esta postagem à amiga Graciela. Obrigada.

Ser espírita não é apenas ter uma religião que hoje, apesar de muito evidenciada, ainda é minoria. É entender que a religião surgiu por uma questão burocrática, para facilidade de acesso das pessoas ao que realmente importava, a filosofia espírita.

Não posso acreditar que algum espírita pense: "Hoje fui ao Centro Espírita e tomei um passe, missão da semana cumprida!", seria dogmatizar a filosofia espírita, o que por sua vez pareceria um equívoco, já que seguir uma filosofia é aceitá-la, porém interpretá-la e questioná-la de diversas maneiras. Sabemos que a verdade é uma só, mas esta verdade, para muitos dos desígnios de Deus, ainda não nos é revelada. Ser espírita, portanto, é ser filósofo da vida.

Muitos são os espíritas não declarados, e apesar disso, possuidores da mesma ou semelhante filosofia em seus corações. Por essa e por outras, digo que o Espiritismo não é uma religião. Muitos são os espíritas que conheço que nem sequer conhecem o Espiritismo - explico.

Ir ao Centro Espírita e tomar passe fazem parte de um presente maravilhoso que os Espíritos de Luz nos oferecem, porém a doutrina espírita vai muito além disso. Se tivesse apenas uma palavra para denominá-la, escreveria caridade: o amor genuíno que Cristo nos ensinou. Ser espírita, portanto, vai além do que nossas mentes, ainda presas na questão dogmática, imaginam.

"Chamo-me caridade e sou a rota principal que conduz a Deus; segui-me, porque sou o objetivo a que todos deveis visar." O Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. XIII - A Beneficência) 

É rezar sabendo exatamente as palavras que sua boca profere e tentar, exaustivamente, ser aquilo que você pede para Deus em oração.

Se pede paz, seja a paz.
Se pede alegria, seja a alegria.
Se pede socorro, seja o socorro de alguém.
Se pede sabedoria, esforce-se ao máximo para adquirí-la por meios disponíveis em sua vida
Se pede paciência, tenha paciência com os outros.
Se pede saúde, esforce-se para alcançá-la e dissemine sua vitória.
Se pede amor, doe amor.
Se pede caridade, seja você mesmo a caridade para um irmão.

A responsabilidade do Espiritismo está em evidenciar a luz que todos, um dia, procuram. Luz da sabedoria, da consolação, do conforto e do conhecimento. A responsabilidade do espírita é usar tudo isso a seu favor e daqueles que o rodeiam para a evolução moral e espiritual de todos. Tarefa difícil para seres do planeta Terra, que ainda têm sua afeições e sentimentos enraizados fortemente nas questões dogmáticas, nos preconceitos e nos fanatismos.

Conhecer a doutrina espírita é maravilhoso, sinto-me realmente abençoada diante de tanta disponibilidade de conhecimento e luz, o que faz com que a cobrança por ser melhor, com muita humildade, aumente a cada dia. Por vezes, penso que se não conhecesse tal doutrina, estaria nas margens do tempo, estagnada diante da minha própria evolução espiritual.

Por fim, ser espírita não é apenas conhecer a codificação e a vasta maravilhosa literatura que nos é proporcionada, mas é, ao máximo, concretizar seus ensinamentos em nossos atos cotidianos, o que muitos dos que ainda não são espíritas fazem, muitas vezes, melhor que alguns espíritas declarados.

 "Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito."
Aristóteles

"Olhar da margem a vida passar como um rio não faz mais parte dos meus planos, quero estar lá dentro, flutuando ou mergulhando, com rio calmo ou agitado, quero fazer parte inteiramente das alegrias e aflições que este rio me proporciona, pois, no final, não quero arrepender-me por ter sido mero espectador da vida."  Um amigo de Luz

Grande abraço a todos!
Fernanda

6 comentários:

  1. Muito pertinente seu post de hoje!

    " (...) seguir uma filosofia é aceitá-la, porém interpretá-la e questioná-la de diversas maneiras."

    Tudo de bom que a Vida já me proporcionou até hoje, eu soube aceitar porque antes de buscar tais coisas, eu questionei sua importância pra mim! Aquele que ao menos não ousa saber a quê veio ou o que realmente almeja, se limita! E pode perceber: aquele que se limita, deixa de VER o que realmente lhe é importante! E perde com os tais pensamentos dogmáticos, preconceituosos, fanatismos!

    Gosto muito da questão que lida com a "Caridade"! A palavra por si só já é tão doce e tão acolhedora, que é fácil - até pra quem é espírita e não conhece o espiritismo - assimilar sua verdadeira significância e tornar isso possível!

    Ser Caridoso! Não importa como e nem com quem, mas que seja o que realmente possa alimentar a tal 'Comodidade da alma leve', que eu sempre digo quando posso, como um mantra! (risos).

    Porque, a caridade é mais que ação, é a essência do homem de luz! Essência que não deixa a vida passar em vão.. E é um extasy inenarrável que podemos ter, quando fazemos o bem a alguém! E como vicia fazer o bem, não?! rs..


    Eu ainda trilho meus caminhos no espiritismo, mas eu sei que eu tenho um 'Lugar' a chegar! E justo por isso, levo a sério cada 'sinal' que eu recebo!

    "(...) Conhecer a doutrina espírita é maravilhoso, sinto-me realmente abençoada diante de tanta disponibilidade de conhecimento e luz, o que faz com que a cobrança por ser melhor, com muita humildade, aumente a cada dia."

    Exatamente isso!

    =)


    Obrigada pela postagem!
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Lívia! Como a paz está presente naqueles que possuem "a comodidade da alma leve"!!

    Suas palavras são sempre enriquecedoras: "(...) a caridade é (...) a essência do homem de luz."

    A procura pela filosofia espírita é constante, pois ela é extremamente dinâmica. Cada um aprende a seu tempo, promove a velocidade que deseja e, concomitantemente, evolui!

    Este é um dos vários presentes que o Espiritismo proporciona, a evolução gradativa, sem pressa, sem pressão, com muita paciência e amor!

    Grande abraço querida amiga!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu espaço e pelo post que gostei..todos nós temos uma reponsabilidade diante da vida e acho que nada melhor do que a consciência de cada um para direcionar bem o caminho que deve trilhar...pois caridade é uma palavra simples..mas nem sempre fácil de ser práticada..porque ser bom com quem é bom para gente..até os criminosos são...a verdadeira caridade está em a gente fazer o bem não importando a quem!...seja criminoso...inimigo..ou quem for...a caridade não é simplesmente dar..é mais que isso..é vc dar..mas de coração...pondo amor no que está fazendo..as vezes agimos por descarrego de consicência..porque é comôdo para gente..pois se eu der não vai me faltar...enfim e caridade é o amor que está em tua alma que vc põe na ação que vai praticar...é isso que acho da caridade...Bjs de luz no coração e continue com este trabalho lindo e maravilhoso!
    Myrna.

    ResponderExcluir
  4. Querida Myrna, ficamos muito felizes com suas palavras e transcrevo um trechindo do O Evangelho Segundo o Espiritismo concordando com tudo o que você disse: "A caridade é a virtude fundamental que deve sustentar todo o edifício das virtudes terrestres; sem ela, as outras não existem. Sem a caridade não há esperança num futuro melhor, nem interesse moral que nos guie; sem caridade não há fé, porque a fé não é senão um raio puro que faz brilhar uma alma caridosa."

    Grande abraço Myrna!!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de ser espirita e tenho muitas duvidas gostaria de tirá-las com alguem, mas nao sei quem, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika, conte conosco no que precisar!

      Envie suas dúvidas com um e-mail para que possamos manter contato, o que acha?

      Pode mandar por aqui mesmo, seus dados não serão publicados.

      Ficamos no aguardo!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir