quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reflexão sobre romances espíritas




Muito já ouvi falar sobre os romances espíritas. Alguns falam bem, outros mal.

Conheço pessoas que adoram um romance! Também conheço aquelas que não o leriam por nada.

Se fosse o "não gostar" apenas uma opção, tudo bem. Mas algumas destas pessoas, deixam a filosofia espírita de lado e acabam criticando, de maneira negativa, os romances espíritas. Gostaria de remetê-las a uma pequena reflexão:

Já vi espíritas lendo romances, mas já vi muitos não espíritas também.
Já vi espíritas alegrando-se lendo romances, não espíritas também.
Já vi espíritas entendendo melhor a vida lendo romances, não espíritas também.
Já vi espíritas recuperando-se de traumas lendo romances, não espíritas também.

Certo dia, no metrô de São Paulo, pude observar uma distinta senhora que permanecia em pé enquanto o metrô se deslocava. Segurava-se com uma das mãos no corrimão e com a outra segurava um romance espírita, lendo-o atentamente durante todo o trajeto.

Mais tarde, descobri que aquela senhora não era espírita, mas adorava ler romances daquele tipo: "(...) livros assim me fazem pensar na vida, refletir, melhorar como pessoa. De certa forma, acredito no que está escrito aqui. Creio que podemos evoluir(...)", dizia depois que lhe perguntara a sua religião.

Infelizmente, já ouvi dentro de centro espírita, palestrantes falarem de maneira negativa sobre estes romances, dando importância apenas à Codificação. Claro, a Codificação é a literatura mais importante que o Espiritismo nos traz. A partir dela "o consolador prometido" se fez presente. Mas devemos entender que outras literaturas, o que inclui romances espíritas, são necessárias à propagação da mensagem espírita.

Todo o espírita deve ter como base as obras da Codificação, mas devemos entender, antes de julgar, que os romances espíritas são alento para muitos espíritas e não espíritas também. Pergunte a qualquer um, como começou a se interessar pelo Espiritismo, sem dúvidas, a maioria irá citar um romance espírita. Que bela missão destes que psicografam histórias provindas do mundo espiritual!

"A maior caridade ao Espiritismo é a sua divulgação"
Emmanuel

4 comentários:

  1. Gosto dos romances espíritas, entretanto, não sou espírita.

    ResponderExcluir
  2. Estrela, os romances demonstram a simplicidade do Espiritismo. Mais do que qualquer filosofia, o mais importante é o amor que esta doutrina nos fornece em mensagens para o nosso crescimento pessoal e à caridade.

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. nao sou espirita mais gosto muito de ler os romances espirita pois sao pagina de muito conteudo onde aprendemos muitos e faz a gente a refletir muito e ver a vida de outra forma sobre outro prisma e faz a gente a entender mais o nosso proximo.parabens aos escritores espirita e seus mensageiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mensagens espíritas nos auxiliam a pensar na vida além da vida e aproveitar o presente que nos foi dado.

      Obrigada por compartilhar!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir