sexta-feira, 17 de junho de 2011

Valores íntimos

Muita gente julga ingênuo qualquer interesse pela aquisição dos valores íntimos.
Supõe-se, de modo geral, que a bolsa farta e o celeiro rico resolvem os problemas da vida.
Entretanto binômio corpo-alma reclama atenções idênticas, tanto para um quanto para o outro.
Para a sustentação do corpo bastam as previsões necessárias, na formação de recursos básicos de manutenção, como sejam o tratamento conveniente das fontes, a alimentação balanceada, a roupa nas condições precisas, o ambiente higiênico e a medicina segura.
Para isso, a evolução do comércio criou facilidades ideais, desde o pequeno empório aos grandes supermercados em que se pode adquirir qualquer recurso imprescindível à garantia da existência física.
Nos domínios da alma, porém, outros são os poderes aquisitivos.
Ninguém compra paciência em pratos de balança, nem encomenda compreensão aos metros.
Não faz financiamento que consiga efetuar leilões de paz e nem existe fortuna suscetível de pagar a posse da felicidade, embora o dinheiro seja sempre respeitável pelas condições de trabalho e reconforto que é capaz de criar.
Observemos isso despretensiosamente, e atingiremos considerações importantes.
As liberalidades do sexo não constroem o amor.
As máquinas ganham tempo, mas nem sempre oferecem tranquilidade e segurança.
As maravilhas do rádio e da televisão reúnem povos, de imediato, no campo informativo, contudo, não irmanam os corações na fraternidade, conquanto as criaturas, em maioria, estejam fatigadas de guerra e ódio.
A ciência realiza prodígios, em benefício do próprio corpo, mas nada pode fazer para erradicar o complexo de culpa na consciência do homem, embora, em muitas ocasiões, possa transitoriamente dopá-la com agentes químicos de efeito superficial.
Anotemos tudo isso e reconheçamos que para a estruturação dos valores íntimos não existem câmbio ou sistema monetário, capazes de favorecê-la, de vez que a edificação de semelhantes bênçãos no espírito nascem da sublimação interior que é fruto do trabalho laborioso de cada um.
 Emmanuel
 Livro: Momentos de Ouro - Frâncico Cândido Xavier

2 comentários:

  1. Olá,
    Este texto é muito elucidativo quando se refere à nossa forma de vida e aquela que deveria ser a correta forma de viver, porquanto somos espíritos em evolução e aqui estamos para cumprir nossa jornada e os resgates de um passado que deixamos para trás.
    Adoro os textos de Emmanuel.
    Um fraternal abraço,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  2. Querida Paraguassu! Você tem razão, os textos de Emmanuel tocam nosso coração! Obrigada por complemetar esta reflexão!

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir