sábado, 16 de janeiro de 2010

Gota no oceano

Normalmente pessoas mais conscientes se frustam por serem “gotas no oceano”. Por achar que não podem fazer praticamente nada para mudar alguma situação mundial que as atormentam.

Madre Teresa de Calcutá ainda é um exemplo atual de amor e fé. Quando questionada sobre o trabalho e amor, entre tantas outras respostas, falava:

- Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se essa gota faltasse.
- Cada vez que você sorri para alguém, é uma ação de amor, um presente a essa pessoa, uma coisa linda.
- Nesta vida, não podemos realizar grandes coisas. Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor.
- Sou uma pequena caneta na mão de Deus que envia cartas de amor ao mundo.

A simples parábola abaixo mostra que se pode, com pequenos gestos, fazer pequenas e essenciais diferenças.

“Certa vez houve uma inundação numa imenssa floresta. O choro das nuvens que deveria promover a vida dessa vez promovera a morte. O grandes animais bateram em retirada fugindo do afogamento, deixando até os filhos para trás. Devastavam tudo que estava à frente. Os animais menores seguiam seus rastros. De repente uma pequena andorinha, toda ensopada, apareceu na contramão procurando a quem salvar.

As hienas viram a atitude da andorinha e ficaram admiradíssimas. Disseram ‘Você é louca! O que poderá fazer com um corpo tão frágil?’Os abutres bradaram: ‘Utópica! Veja se enxerga sua pequenez!’. Por onde a frágil andorinha passava, era ridicularizada. Mas, atenta, procurava alguém que pudesse resgatar. Suas asas batiam fatigadas, quando viu um filhote de beija-flor debatendo-se na água, quase se entregando. Apesar de nunca ter aprendido a mergulhar, ela se atirou na água e com muito esforço pegou o diminuti pássaro pela asa esquerda. E bateu em retirada, carregando o filhote no bico.

Ao retornar, encontrou outras hienas, que não tardaram a declarar: ‘Maluca! Está querendo ser heroína!’mas não parou; muito fatigada, só descansou após deixar o pequeno beija-flor em local seguro. Horas depois, encontrou as hienas embaixo de uma sombra. Fitando-as nos olhos, deu a sua resposta: ‘Só me sinto digna das minhas asas se eu as utilizar para fazer os outros voarem.’”

Parábola retirada do livro “O Vendedor de Sonhos – O Chamado” de Augusto Cury

4 comentários:

  1. Graciela Pessoa Martins16 de janeiro de 2010 às 15:50

    Será que somos gotas no oceano? Realmente não sei, só sei que não consigo realizar coisas grandes, ...talvéz as pequenas, mas bem pequenas que chego todos os dias a me questionar...será que ajudei? Será que mudei algo? Será que alguém mudou ou alguém se tornou uma pessoa melhor?
    Um certo dia estava eu me questionando a respeito disso, me perguntava sobre o grupo que tinhamos de oração...e obtive uma resposta ao ver de longe uma pessoa que andava apressadamente para ouvir a palavra de Deus...então aquele dia eu percebi que aquelas palavras que a pessoa ia para escutar, fazia a diferença em uma pequenina parte da sua vida!!
    "O amor é o maior de todos os artesanatos. Não amamos da noite para o dia. Amor é construção que requer empenho, assim como a trama dos teares requer demora na escolha das linhas e das cores!!" Padre Fábio de Melo.

    Adorei Quase....Graciela Pessoa (Índia).

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto et !
    Sabe o que me deu vontade?
    De ir pro Haiti correndo (estou com vontade desde que aconteceu o fato).
    Acredito mesmo que cada gesto, cada atitude com amor faz encher um oceano .. se elas não existissem, o oceano realmente seria menor.

    Lindo! Continue assim inspirada que daí de dentro só sai coisa linda ;)

    Amo você xuxu !!
    To morrendo de saudades

    ResponderExcluir
  3. Gra e tico!! Amigas especiais!! Divinas*

    Gra,você tem o dom da palavra, cada palavra sua, dita com amor, dá esperança aqueles que precisam. Você já respondeu sua pergunta no seu próprio texto.

    Tico, em qualquer lugar que você vá, leva alegria, uma luz te envolve porque você leva sorrisos por onde passa.

    Todos temos nossos dons, a diferença é que algumas pessoas usam seus dons para "...enviar cartas de amor ao mundo.", como vocês.

    AMO!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Quase...vc é luz onde passa...essa idéia de fazer um blogger, foi fantástica!!! Amiga, como é bom colocar o que pensamos!!!
    Te amo muito e continue sempre assim...sendo essa pessoa maravilhosa que vc é!!!

    ResponderExcluir