sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Misericórdia de Deus



Diante do grande mistério que é a vida, defrontamo-nos com várias questões que perpassam toda a história da Humanidade. Questões essenciais que foram e ainda são debatidas por pensadores, cientistas e aquelas pessoas que possuem certo senso de questionamento. Resultando disso filosofias e estudos científicos que apenas nos dão pistas.

Sem nenhuma pretensão, acreditamos que um dos pontos essenciais diante desse cenário é o discernimento. Mas tê-lo exige coragem, sensibilidade, abertura de pensamento e, sobretudo, estudo. Um dos aspectos marcantes na personalidade humana é a religiosidade. O pensamento de algo superior ou a idéia de Deus, independente de como é concebida, nos acompanha desde os primórdios das civilizações e não estamos falando nada de novo ou de surpreendente.

Apenas alertamos ao fato de nos focarmos naquilo que é importante e que, de fato, importa na vivência da vida a partir do momento que aceitamos Deus: o seu amor e a decorrente misericórdia Deste para com todos os homens.

No nosso contexto cultural, temos três grandes religiões monoteístas, judaísmo, cristianismo e islamismo, que contribuíram e contribuem sobremaneira no crescimento da Humanidade rumo à sua verdadeira casa, a do Pai. Todas elas são indiscutivelmente importantes no estabelecimento de princípios morais e éticos, a despeito de suas diferenças.

Essencialmente está no cerne dessas religiões o Amor de Deus e sua ânsia em nos amar indistintamente. Como afirmamos acima, decorrente disso está a sua misericórdia e então perguntamos: quem pode mensurar sua misericórdia? Ou qual corrente ou doutrina ou filosofia pode encerrar em seu escopo aquilo que apenas nos é revelado parcialmente devido a nossa limitação moral, intelectual e social.

A plenitude da verdade, se exposta tal qual ela é, e que apenas temos lampejos, nos consumiria, por assim dizer.

Deus perscruta na humanidade e assim nos revela o seu amor. Não devemos duvidar disso. Tenhamos discernimento para o que é realmente importante e deixemos de lado o que na verdade são apenas formas de dizer para cada momento da humanidade o que é, mais uma vez insistimos, o amor de Deus. E esse amor encerra a sua misericórdia dando a todos os homens e mulheres chances inúmeras de chegar até Ele, de crescemos e evoluirmos rumos às coisas do alto.

Jesus Cristo mostrou a nós a Verdade: o Amor de Deus.

Paulo Fernando J. Souza

Um comentário:

  1. Muito bonito Paulo!!!
    O amor de Deus é infinito e pessoal por cada um de nós.
    É um amor misericordioso que ultrapassa a nossa compreensão!!!

    ResponderExcluir