quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Seja o arquiteto de sua vida!


O espírito é arquiteto de seu próprio destino, regido pelas leis da reencarnação, cármicas e de ação e reação.

Ninguém está condenado a situações previamente impostas. Nós, estudiosos do Espiritismo, sabemos que não existem situações que o espírito não possa mudar por sua própria vontade, isto é, nada é imposto de tal maneira que aquele não possa modificar seu caminho, tanto para o bem quanto para o mal. Este é o amor de Deus por nós: o livre-arbítrio!

O livre-arbítrio é inexorável. Direito de todo e qualquer espírito, devendo ser usado rumo à caridade e ao amor. Porém, sabemos que muitos espíritos irmãos ainda continuam na erraticidade, precisam de muitas e muitas evoluções para optar pelo caminho do bem, livrando-se de carmas, amando o próximo, aprendendo pelo amor e não pelo sofrimento.

A prática do bem caminha, concomitantemente com a vontade do espírito evoluir, crescer moralmente, e a reencarnação trabalha neste mesmo sentido: evolução espiritual. Assim, o livre-arbítrio (tanto no planejamento do espírito, juntamente de seus mentores, para sua próxima vida, quanto na sua vida atual) e o determinismo da lei de causa e efeito objetivanm o progresso individual e coletivo.

O progresso individual desencadeia, muitas vezes, o progresso coletivo, pois aquele que quer evoluir, também quer ajudar seus irmãos a evoluírem. Assim, a máxima "Fora da caridade não há salvação" mostra-se presente na vida daqueles que começam a trilhar o caminho de crescimento espiritual.


Progresso Coletivo - uma missão!

Texto baseado em palestra sobre "Mecanismos de Reencarnação". Professor Edson.
CRÉDITOS VÍDEO: http://www.youtube.com/user/TVTUDO2

3 comentários:

  1. Olá!

    Realmente tenho muito interesse pelo espiritismo, apesar de estar me dedicando mais seriamente há poucos meses. Antes já estive em outras casas kardecistas, mas agora frequento um local sagradamente!
    Gosto dos textos, pois me fortalecem para enfrentar as provas do dia-a-dia.
    Apesar do meu blog não ser exclusivamente sobre o assunto, ficaria mto feliz em vê-lo (a) por lá de vez em quando, inclusive dando sua contribuição.
    Já estou seguindo este blog... Se me permitir, vou linkar mensagens que me agradem, sempre fazendo referência ao seu site.

    Muita luz...

    ResponderExcluir
  2. Desculpa Fernanda...mas só depois fui reparar que tinhas assinado o comentário. Por isso, escrevi o meu sem definir "gênero"! Rsrsrs.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá Paula!! Muito bom vê-la conosco!! Pode ter a certeza que o grupo estará unido para compartilhar sobre qualquer assunto de interesse! Seu blog é muito interessante, pois aborda assuntos que estão ligados ao Espiritismo, pois mais do que uma religião é uma filosofia de vida!

    Tudo o que fazemos, a maneira de agirmos diante das diversas situações da vida..este é o verdadeiro Espiritismo! E ficamos imensamente felizes de poder compartilhar com você!

    Fique a vontade para pegar/indicar qualquer material que divulgamos aqui. A divulgação do Espiritismo é uma missão, obrigada por dividir esta missão com o grupo.

    Grande abraço!!
    Fernanda
    Janela Espírita

    ResponderExcluir