quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Revolta X Consciência Espírita



A revolta sempre estará presente, se assim quisermos. Nos noticiários: jornais, revistas, TVs. Nas ruas, nas famílias.

Achamos que tudo o que não concordamos é digno de revolta. Quantos de nós passam horas reclamando e, assim, tornando-se seres humanos chatos, negativistas, mal humorados, o que acaba em um ciclo vicioso: a revolta e a incapacidade de modificar.

A revolta na visão espírita não deve existir. Isto não quer dizer que espíritas devem concordar, compreender e aceitar todas as situações de provas no mundo. Todos os seres humanos indignam-se ao ver alguma situação que desafia o seu bem-estar: fome, violência, injustiça etc.

A visão negativista não deve imperar sobre a visão espírita consciente: aquela que explica, que ajuda, que doa. Temos conhecimentos das provas pelas quais o Homem poderá passar na Terra.

Permaneçamos fortes e convictos na visão espírita consciente e lógica, pois Deus olha e guia nossos passos, mais uma vez, se assim quisermos.

Leitura de um trecho retirado do Evangelho Segundo o Espiritismo. O Cristo Consolador.Ed. IDE, cap. VI, pp. 76, 2009.

Em verdade, vos digo: aqueles que carregam seus fardos e que assistem seus irmãos são meus bem-amados; instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas, e que vos ensina o objetivo sublime da prova humana. Como o vento varre a poeira, que o sopro dos espíritos dissipe os vossos ciúmes contra os ricos do mundo que, frequentemente, são muito miseráveis, porque suas provas são mais perigosas que as vossas. Eu estou convosco, e meu apóstolo vos ensina. Bebei da fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, para vos lançar um dia livres e alegres no deio d’Aquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis, e que quer que vós mesmos trabalheis vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices da vossa imortalidade. (O ESPÍRITO DA VERDADE, Paris, 1861).

5 comentários:

  1. Tu sabes que esse era um dos meus grandes problemas, a revolta da ignorância humana, inclusive a minha. Não tinha como crer e aceitar que estamos destruindo a nós mesmos e que a cada dia que se passa, pais matam filhos, filhos matam pais, pessoas matam por pouco, sensualidade é tudo enfim.... mas lendo o evangelho e recebendo o conselho dos amigos das esferas superiores, aprendi o verdadeiro sentido da vida.... creio que devemos correr para aprimorarmos, com o trabalho árduo, de ajudar o próximo e reformarmos diariamente nosso íntimo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Murray!

    Concordo muito com o que escreveu!

    Grande abraço,
    Fernanda
    Janela Espírita

    ResponderExcluir
  3. Agora que tenho aprofundado meus estudos no espiritismo, me vejo mais aberta a aceitar a vida como ela é, ouvindo conselhos de meu protetor percebo o verdadeiro sentido de tudo isso e o quanto todos nós precisamos evoluir através de nossas experiências boas e ruins... não é fácil, mas é preciso!!
    Grande abraço!
    Obrigada por comentar em meu blog!

    ResponderExcluir
  4. Aínda fazemos parte de um mundo em evolução,(prova e espiação)
    Não têm como não nos revoltarmos, pois estamos muito próximos de violências de seres que se dizem humanos, e que julgam um animal tão puro como ser irracional. Desculpem a revolta, esta semana ou algumas semanas vindouras n estarei bem (devido o desaparecimento de minha gata) Só oração mesmo!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Querida Marina,

    A revolta é um sentimento ruim, mas que muitas vezes nos impulsiona a fazer o bem.

    Aos poucos, rumo a evolução espiritual, iremos desapegar-nos, não é fácil. Ainda estamos vivendo na erraticidade.

    Iremos orar juntos por sua gatinha.

    Grande abraço,
    Fernanda
    Janela Espírita

    ResponderExcluir