sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mediunidade Gratuita



"Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes" - O Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. XXVI)


"Os médiuns atuais - pois que também os apóstolos tinham mediunidade - igualmente receberam de Deus um dom gratuito: o de serem intérpretes dos Espíritos, para instrução dos homens, para lhes mostrar o caminho do bem e conduzi-los à fé, não para lhes vender palavras que não lhes pertencem, a eles médiuns, visto que não são fruto de suas concepções, nem de suas pesquisas, nem de seus trabalhos pessoais. Deus quer que a luz chegue a todos; não quer que o mais pobre fique dela privado e possa dizer: não tenho fé, porque não a pude pagar; não tive o consolo de receber os encorajamentos e os testemunhos de afeição dos que pranteio, porque sou pobre. Tal a razão por que a mediunidade não constitui privilégio e se encontra por toda parte. Fazê-la paga seria, pois, desviá-la do seu providencial objetivo. (...) Quem, pois, deseje comunicações sérias deve, antes de tudo, pedi-las seriamente e, em seguida, inteirar-se da natureza das simpatias do médium com os seres do mundo espiritual. Ora, a primeira condição para se granjear a benevolência dos bons Espíritos é a humildade, o devotamento, a abnegação, o mais absoluto desinteresse moral e material."


Não estamos neste mundo para julgar absolutamente ninguém, todavia saber discernir o que é certo do que é errado é importante para nosso esclarecimento pessoal e evolução moral e espiritual.

Sabemos que a mediunidade - aptidão para ser médium (dicionário Priberam) - é um dom (leia mais: o que é mediunidade - Rev. Cristã de Espiritismo). Como entendemos, a mediunidade está para todos os seres humanos, mais ou menos expressa, o que depende da bagagem espiritual, de ações em vidas passadas e na vida atual.

"A mediunidade, porém, não é uma arte, nem um talento, pelo que não pode tornar-se uma profissão. (...)". Ela é uma missão, não foi conquistada, aprendida, comprada, desta maneira, não deve ser vendida ou usada de maneira a privilegiar ganhos materiais.

Ser médium é um dos atos mais amorosos que se conhece, não é possível ser médium sem ser humilde. Entre em uma câmara de passe e sinta quanto carinho e amor aqueles médiuns, que muitas vezes nem conhecemos, sentem por nós.

Nós já paramos para pensar que enquanto saímos revitalizados da câmara de passe, muitos dos nossos amigos médiuns necessitam cuidar-se espiritualmente, pois "absorveram" nossos miasmas negativos?

Ser médium é cuidar de uma flor no jardim chamada mediunidade, uma vez retirada de seu lugar, arrancada de suas raizes bondosas, a mediunidade morre, fica inutilizada.

É impossível pensar em mediunidade e não ligá-la ao amor.

Trechos retirados do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec ( Cap. XXVI, pp. 365-367).



7 comentários:

  1. QUERIDOS IRMÃOS A MEDIUNIDADE,É UM PRESENTE DE DEUS,QUE DEVE SER GUARDADO,CUIDADO,COM CARINHO RESPEITO,PROTEGIDO COMO O MAIS PRECIOSO TESOURO
    PARA QUE POSSAMOS USA-LO A FAVOR DA CARIDADE PARA COM TODOS AQUELES QUE SE FIZEREM NECESITADOS
    COM TODO NOSSO AMOR E HUMILDADE
    RESPEITOSAMENTE MARLENE

    ResponderExcluir
  2. Querida Marlene,

    Obrigada por suas palavras que vêm completar o texto!

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. "A mediunidade, porém, não é uma arte, nem um talento, ...)". Ela é uma missão, não foi conquistada, aprendida, (...) "

    Interessante é que...
    tudo parece loteria quando se descobre médium!
    Mas, na verdade..como tudo na vida... a mediunidade é um acontecimento!

    Enfrentar ou não é opção,mas aos que com ela nascem...

    privilegiados..certamente são!


    =)

    abraço afetuoso!

    ResponderExcluir
  4. Vim conhecer seu blog, muito bom mesmo, excelente postagem. Obrigado pela visita, lindo fim de semana pra você.

    ResponderExcluir
  5. A verdade é "desde que o mundo é mundo" a necessidade de médiuns - aqueles que trabalham pela cariedade - é muito grande. O mundo precisa muitíssimos do trabalho dos médiuns para mostrar a luz não apenas para os encarnados, para os desencarnados também.

    Ser médium é um dom, mas a mediunidade precisa ser educada para que sua missão seja cumprida de maneira correta.

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Querido Arnoldo volte quando quiser! Será sempre muito bem-vindo!

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Se não fosse a mediunidade,ainda estaría-mos nas cavernas pois as as grandes descobertas como:o avião.o automóvel .a internete,as vacinas e remédios de todo tipo,chegaram até nós pela misericórdia da providência e a mediunidade.

    ResponderExcluir