quarta-feira, 23 de março de 2011

As misérias de cada um de nós



As nossas misérias são os frutos da incapacidade de nos tornarmos melhores. A estagnação do ser em suas próprias imperfeições frente à suposta impossibilidade da mudança.

Certo dia andava pela rua e observava as pessoas. “Qual serão suas misérias, as mesmas que as minhas?”, pensava em uma tentativa de encontrar o ponto comum das misérias de todos os seres humanos.

Olhei para o lado e vi um homem que aparentava seus 30 anos e vestia roupas simples e velhas. Estava sentado em uma calçada e olhava o horizonte – via o que mais ninguém podia ver ou ouvir: seus pensamentos. Ao seu lado, uma sacola preta na qual provavelmente carregava seus mais valiosos pertences.

Aquele homem parecia não saber que logo atrás dele existia um bar. O bar lotado de pessoas, música, cerveja e risadas. Muito provavelmente aquelas pessoas nem sequer percebiam a presença daquele homem, que no meio de tanta festa, parecia ser o único que não estava se divertindo.

Todos os dias acordamos pela manhã e, por muitas e muitas vezes, prestamos atenção somente à nossa alegria ou à nossa tristeza. Essa é a pior miséria e a que mais acomete o ser humano: o egoísmo.

O egoísmo é uma pandemia das mais perigosas e difíceis de tratar. Ele nos impede de “amar uns aos outros”, assim como Cristo nos ensinou.

É o egoísmo a mazela mais profunda e mais enraizada nos corações do homem. É ele que nos impede de enxergar a irmandade de todas as coisas.

Todos os seres vivos, humano ou outro animal, vegetal ou mineral, pertencem a uma grande cadeia. Todos os seres compartilham e são formados pelos mesmos elementos. Na maioria das vezes isto é esquecido.

"Há sempre aneis que ligam as extremidades da cadeia dos seres e dos acontecimentos" (questão 609, Livro dos Espíritos)

Infelizmente, nosso mundo ainda é cheio de misérias. Ainda engatinhamos lentamente rumo à evolução moral e espiritual.

Já é tempo de perceber a irmandade de todas as coisas, o elo que nos liga ao outro, seja ele animal, vegetal ou mineral.

A irmandade de todas as coisas se resume na nossa filosofia de vida. Como estamos tratando o próximo? Como estamos agindo frente às várias situações? Estamos orando pelos nossos irmãos? Respeitamos a Natureza como fonte de nossa vida?

Não existe desconexão. Todos nós estamos ligados por uma grande e potencial energia, aquela que rege o Universo. Se não conseguirmos respeitar um irmão (seja ele de que reino for), não estamos preparados para evoluir nesta grande e dinâmica cadeia de Luz.

Precisamos refletir e mudar algumas de nossas atitudes cotidianas para pertencermos, de fato, a esta irmandade. Irmandade que trilha rumo à evolução e, se quisermos acompanhá-la, evidentemente deveremos trilhar o mesmo caminho.

Grande abraço!

4 comentários:

  1. Gostei da mensagem de hoje!

    O egoísmo gera um hiato entre o homem e sua capacidade de evoluir para melhor! Ele cega! Usurpa de nós nossas melhores ações frente ao próximo, e tudo com que objetivo, afinal? Satisfazer algo que na maioria das vezes nem traz o deleite! E então, ele se torna o alimento daquele de 'alma vazia'. Porque só enxerga o que lhe convém, enxerga o que nem mesmo o próprio egoísta vê! Um tanto paradoxal.

    (...) " Já é tempo de perceber a irmandade de todas as coisas".

    Verdade! Até sem querer, acabamos por ignorar fatos que acontecem ao nosso redor, principalmente quando estamos em situações onde só vemos nossas reais necessidades! Talvez, seja essa a parte humana que nos degrada, em vida terrena!

    Mas, a nobreza de ver que não somos o centro de tudo, pode fazer com que percebamos essa Irmandade. E então, saberemos entender que compartilhar (aí valem os sorrisos, abraços, lágrimas ...) em nada se parece com egoísmo, por um único e básico detalhe:

    Aquele que compartilha e reconhece seu próximo ( seja ele de que natureza for!), na verdade dá ao outro, e recebe, por isso, o dobro de volta!
    TUDO QUE VAI, VOLTA!

    É ou não é bem melhor que ser egoísta? E ter de volta, bem menos que o "dobro" pra si?

    rsrs..

    Grande abraço, Fernanda!

    =)

    ResponderExcluir
  2. BUSCAMOS MUITAS VEZES A EVOLUÇÃO SOMENTE NA
    PALAVRA,SEM PRESTAR ATENÇÃO,NO SENTIMENTO NO ESPIRITO,UM SER PARA COMEÇAR A EVOLUIR PRECISA
    TORNAR-SE HUMANO NO REAL SENTIDO DA PALAVRA,
    COM SENTIMENTOS BONS JUSTOS E PUROS,NA CARIDADE
    NA FÉ NAS ATITUDES NA PRATICA DIARIA,DA DOUTRINA
    AMANDO A DEUS SOB TODAS AS COISAS,E AO PROXIMO COMO A SI MESMO,,BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo lindo texto Lívia (como sempre)!

    Você me fez lembrar de duas famosas frases de Chico Xavier:

    1)"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem
    grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos
    amássemos uns aos outros."

    2)"Você nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precise."

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Querida Marlene, você foi muito sábia em seu comentário! Obrigada por compartilhar!

    Hoje, o nosso mundo está cheio de teóricos. Muita fala e pouca atitude.

    Precisamos estudar e colocar em prática as boas ações, para que, de fato, nossa evolução aconteça. Para que junto com esta evolução, ajudemos todos os nossos irmãos, seja qual for.

    Grande abraço!!
    Fernanda

    ResponderExcluir