segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Quaresma e o Espiritismo



A Quaresma é o tempo litúrgico (Michaelis: conjunto de cerimônias eclesiásticas - refere-se à Igreja) de conversão, que a Igreja marca como preparação para a grande festa da Páscoa (ressureição de Cristo).

A Quaresma dura 40 dias (começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos). Sua duração está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Dentre outros momentos, é descrito o período de quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.

Assim, durante este período os membros das igrejas são convidados a um momento de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da caridade e da oração.

Os quarenta dias que Cristo passou no deserto é fato histórico e nos remete à meditação, reflexão sadia, mudança de nossos hábitos maléficos para nós e para os que nos rodeiam.

Pedimos permissão para transcrever um trecho de um texto muito bem escrito pelo blog Centro Espírita Lar da Caridade sobre a quaresma:

                                                  "Essa também é uma época muito especial para o Plano Espiritual. Afinal a Espiritualidade está sempre atenta a todas as possibilidades de ajuda, de resgate e de esclarecimento dos nossos irmãos desencarnados (...) que estão estagiando nas trevas criadas por eles mesmos.
                                                  É essa oportunidade que o Plano Superior aproveita para poder resgatar aqueles que tocados por esse período de penitência e meditação, se desvinculam de seu sofrimento íntimo e rogam por socorro. Afinal de contas são milhares de cristãos, que nesse momento mudam a psicosfera do Plano Físico e Espiritual e tocam aqueles que lhes são caros e que estão estagiando nas zonas umbralinas, e são esses últimos os mais beneficiados por esse recolhimento, porque eles ficam mais suscetíveis aos socorristas de todas as horas.
                                                  É por esse e por vários outros motivos que toda religião ou crença tem seu valor, sua necessidade de existir e todos estão certos dentro do que acreditam. E como o nosso Pai Maior não nos desampara em momento algum, a sua misericórdia chega através das mãos daqueles que nos possam atingir.
                                                 Devemos ter sempre a fraternidade em nossos lábios e aproveitar a época oportuna e orar pela humanidade. Se já o fazemos, continuemos com nossas preces nos unindo agora aos nossos irmãos de outras religiões para que o amor esteja sempre presente em nossos corações."

“O rótulo religioso não passa de uma experiência transitória em determinada época do curso ascensional do espírito eterno.”
Ramatis

"O objetivo da religião é conduzir o homem a Deus; ora, o homem não chega a Deus senão quando está perfeito; portanto, toda religião que não torna o homem melhor, não atinge seu objetivo."
O Evangelho Segundo o Espiritismo (Capítulo VIII)

Referências bibliográficas

[Fórum Pátria]. O que é a quaresma? Disponível em http://forumpatria.com/religiao/o-que-e-a-quaresma/. Acesso em 17.04.2011.

[Centro Espírita Lar da Caridade]. A Quaresma segundo o Espiritismo. Disponível em http://celardacaridade.blogspot.com/2010/02/quaresma-segundo-o-espiritismo.html. Acesso em 17.04.2011.


2 comentários:

  1. "Devemos ter sempre a fraternidade em nossos lábios e aproveitar a época oportuna e orar pela humanidade. Se já o fazemos, continuemos com nossas preces nos unindo agora aos nossos irmãos de outras religiões para que o amor esteja sempre presente em nossos corações."

    Sábias palavras!

    =)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos imensamente nossos amigos do blog Centro Espírita Lar da Caridade!

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir