quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ano Internacional do Brasil

Ararajuba (Ave símbolo do Brasil), por Ana Cotta

Este título é apenas um gancho para remeter à próxima edição da Conferência UNESCO para o Futuro. O ano de 2010 será o “Ano Internacional da BIODIVERSIDADE (IYB - International Year of Biodiversity) e os Desafios do Amanhã”.

O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta (ONG - Conservação Internacional). Em sua lista das riquezas de diversidade ecológica, o país conta com a Mata Atlântica e Amazônica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Zonas Costeiras. Destacando-se, principalmente, pelas Matas.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e também o segundo mais ameaçado de extinção.

Sabe-se que a biodiversidade está em constante declínio devido às constantes mudanças causadas pelo rápido desenvolvimento do Homem, das quais muitas causam alterações e destruições aos ecossistemas naturais.

A diversidade de vida está em uma situação, pode-se dizer, frágil. Para se ter uma ideia, 25% das espécies conhecidas desaparecerão de hoje até 2050 (UNESCO).

A UNESCO organizará vários eventos ao longo de 2010 para mostrar experiências de sucesso em prol da proteção da biodiversidade e projetos que possam ser implantados com os três principais objetivos:

1) Conservação da diversidade ecológica;
2) Utilização sustentável da diversidade ecológica e
3) Partilha justa e proporcional dos benefícios associados ao uso dos recursos genéticos (UNESCO).

A perda da biodiversidade é também a de vidas. Vem com a perda de diversidade em vários setores: ambiental (clima, qualidade de ar, água), saúde (medicamentos, qualidade de vida), educação (valores).

Ainda, perder a biodiversidade é aumentar o caminho de forma incontável para o desenvolvimento, já que se perde, junto com ela, novas tecnologias.

Informe-se. Faça algo para um mundo melhor.

Por Ana Cotta

Por Fernanda

CRÉDITOS FOTOS: ANA COTTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário