quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Queridos Pais

(Homenagem aos Pais - Colação de Grau)

Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=tMTlhA94MRo


Não queremos ser comuns e falar frases prontas. Apesar de verdadeiras, este tipo de frase é comum. Nossos pais nos fizeram melhores. Sempre nos deram grandes oportunidades: de sonhar, de planejar, de conquistar, de escapar a tangente!

Ser comum é ser sem sal, sem gosto, sem graça. É ser normal. Vocês nos ensinaram como ser poetas e gozadores da vida, críticos de nós mesmos.

Uns dizem que conselho é uma forma de nostalgia, outros dizem que é uma forma de aprendizado. A nostalgia é uma ilusão. Na maioria das vezes, o melhor e mais seguro conselho, é aquele que vem de pessoas que realmente se importam com você.

A forma que conhecemos para homenageá-los é relembrando o amor que sempre estiveram dispostos a nos dar com enorme prontidão e felicidade, sem cessar, a qualquer momento, superando seus próprios problemas, colocando nossas insatisfações em primeiro lugar e tentando nos mostrar as opções que a vida nos dava naqueles momentos.

O texto a seguir foi retirado de uma conversa entre pais e filho:
“Eu não penso em uma vida de riquezas, mas sei que o dinheiro é necessário, mesmo assim, não vou correr atrás dele, pois sei que ele correrá atrás de mim. Vocês me ensinaram que quando uma pessoa faz o que ela gosta, com amor, dedicação e prazer, o dinheiro e o sucesso serão consequências.

Não paute sua vida somente no dinheiro. Existe uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre Madre Teresa de Calcutá cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse:

-Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo.
E ela respondeu: -Eu também não faço, meu filho.

Mesmo que muitas vezes eu tenha frustrações em relação aos meus conhecimentos, vou persistir e tentar muitas vezes alcançar meu objetivo, pois vocês me ensinaram o sentido da palavra fé.

Vocês me deram oportunidade de crescimento e conquista em um mundo em que o capitalismo selvagem cresce exponencialmente. Por isso, uns dos meus compromissos é levar meus conhecimentos a quem eu possa ajudar.”

Escreveu Cecília Meireles uma vez. “É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada.”, é por isso que Madre Teresa falava. “No mundo existe mais fome de amor e de apreciação do que de pão. Desejamos que não seja necessário dizer “adeus” para que se diga "te amo”.

Que nós, filhos, não sejamos normais, Augusto Cury disse. “Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora”. Que, filhos e pais, sem exceção, sejam sábios a ponto de não repetirem os erros já cometidos.

Certa vez recebi um e-mail sobre uma família carente de Colombianos (pai, mãe e filho) que estava fazendo compras no mercado. O filho pediu a mãe que comprasse um iogurte porque estava com vontade. A mãe disse baixinho que não podia, pois não tinha dinheiro suficiente. Um senhor de meia idade, perto da família, ouviu a conversa e perguntou se poderia dar um pequeno presente ao menino, assim deu uma quantidade de dinheiro para que a mãe e o pai comprassem o iogurte para o filho.

Naquele dia, aquele senhor não deu dinheiro e aquela família não recebeu dinheiro, ambos receberam AMOR. Aquela freira uma vez disse. “Nesta vida, não podemos realizar grandes coisas. Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor.”

Estamos certos de que as pessoas fundamentais para a vida são os nossos pais e que o maior sentimento do mundo é o amor. Pais de criação ou de sangue, aqueles que dedicaram grande parte de sua vida para cuidar do que pra eles a palavra amor significa: os filhos.

Para aqueles que não tem a presença física do pai ou da mãe, existe a certeza das recordações, das boas lembranças e principalmente dos bons ensinamentos.

Se hoje somos pessoas melhores, devemos a eles, que nos proporcionaram a vida e, mais do que tudo, o modo de viver. Se a falta parece apertar ainda mais hoje, que nós filhos façamos valer, a cada dia de nossas vidas, os ensinamentos daqueles que aqui não estão hoje fisicamente, mas que estão sempre presentes no coração de cada um e, principalmente, que nós saibamos passar ao mundo os recados de sabedoria que nossos pais nos ensinaram com tanto amor….. e isso nos faz lembrar uma última importante mensagem…

E se nós tivéssemos apenas hoje para viver? Quem não tem um punhado de amigos que iria fazer coisas inimagináveis, ou, pelo menos, que eles achariam inimagináveis?

A mensagem que queremos passar hoje é que, uma força maior que chamamos carinhosamente de Deus nos deu uma única chance para viver. Existem dois caminhos possíveis que podemos escolher, o certo e o errado. Não existe meio termo, não existe em cima do muro, não existe tempo, não existe mais “mãeee, só mais cinco minutinhos!”, não existe depois “poxa pai, faço isso amanhã”. Existe o agora, faça, aconteça, viva!

Muitas pessoas passam horas, dias pensando e buscando a felicidade, esta felicidade é viver. A felicidade não é uma curva estática, ela é dinâmica, possui vários desvios que não são nada padrões, altos e baixos.

Ser feliz é, na plenitude da palavra, poder viver.

Você pode ser uma pessoa rude ou uma pessoa doce ao longo da sua caminhada. Se você procura a felicidade pode encontrá-la hoje ou quando quiser. Em momentos de reflexão e alegria, como hoje, que estamos desconectados do mundo e vocês pais estão percebendo que nós filhos estamos crescendo e não os pertencemos mais, na verdade nunca os pertencemos, assim como vocês nunca pertenceram aos nossos avós.

Nós iremos pertencer ao mesmo mundo que vocês pertencem, provavelmente seremos iguais a vocês, no modo de agir, falar, pensar.

Nós filhos estamos percebendo que é hora de partir, querendo ficar, mas precisando aprender a viver. O que foi aprendido, está.

Dizem que os pais são os arcos e os filhos as flechas. Vocês nos dão, a cada dia, potencial para voar muito longe, mas nos dão muito mais amor, e é isto o que realmente importa.

Hoje mais uma etapa da nossa vida foi concluída. Uma vitória não se conquista sozinho, nós temos a melhor equipe técnica que são vocês.

As flechas foram lançadas.

Muito obrigado, amamos vocês!

Por Fernanda e Paula (em nome de todos os formandos)

2 comentários:

  1. Quase!!!!!! Adorei seu blog!!! Achei demais!!! E obrigada pela homenagem aos pais tambem! Já enviei para os meus poe email!!
    Saudadessss et!
    bjaoo

    ResponderExcluir
  2. Priiiiiiiiiiiii!!! Que ótimo!!! Estou feliz que você gostou e tenho certeza que seus pais vão gostar!

    Grande beijo,
    Saudades!!!!

    ResponderExcluir